sexta-feira, 27 de março de 2009

Análise da Personalidade e Modos de vida através dos dentes


A humanidade caminha para compreensão da globalidade. O princípio que norteia a economia, é o mesmo princípio que direcciona ao entendimento do corpo humano integrado ao sentimento do indivíduo. 
Não podemos separar uma dor no estômago, à sensação muito conhecida e falada, daquele frio na barriga que sentimos diante de uma situação difícil ou assustadora.
De alguma maneira o órgão físico está ligado a um órgão etérico, simbólico, áurico ou qualquer nomenclatura que cada segmento filosófico queira dar. O certo é que uma dor no estômago acarreta alterações emocionais, ou será o contrário?
Uma dor de dente poderá estar ligado à algum problema difícil que o indivíduo não está conseguindo superar?
Foi seguindo este pensamento que alguns pesquisadores da Odontologia, por volta de 1970, percebendo em seus pacientes relações entre um tratamento dentário e uma disfunção orgânica, criaram um segmento da Odontologia, conhecido como Odontologia Sistêmica ou Biocibernética Bucal.
As pesquisas levaram a uma concepção da divisão dos dentes, considerando as relações pessoais mais importantes da vida de um indivíduo: Seu Pai e sua Mãe.
A arcada superior demonstrou representar as relações com a Mãe.
Exemplo: os dentes superiores, projectados para frente significam uma educação materna sem limites ou a presença de uma avó que burla os limites impostos pela mãe, na tentativa de compensar erros que acredita ter cometido na educação da filha.
A arcada inferior demonstrou representar as relações com o Pai.
Exemplo: dentes inferiores apinhados, tortos, mal formados, pode ter sido gerado por uma educação paterna rígida moralmente (religiosidade, honestidade, etc.).
O lado esquerdo associado as questões emocionais, familiares e afetivas, o que não é gerado pelo externo, mas pelo interno. Exemplo: um problema
 dentário no lado esquerdo pode ser causado por medo de não ser aceito, enquanto todos do grupo gostam de sua presença.
O lado direito associado as questões sociais e profissionais, o que é gerado pelo externo. Exemplo: problema dentário no lado direito pode ser causado por falta de perspectivas profissionais devido a uma instabilidade econômica na empresa. 
A seguir apresentamos um esquema das conclusões obtidas:

Sem comentários:

Enviar um comentário