quarta-feira, 25 de março de 2009

Diferentes dentições


A dentição pode ser decídua, mista ou permanente. Conheça como evolui em diferentes períodos de tempo.


A dentição evolui em diferentes períodos de tempo:

A dentição decídua - Também designada por dentição de leite. São os nossos primeiros dentes, sendo no total 20. Inicia-se com a erupção do incisivo central inferior e dura até cerca dos 6 anos.

A dentição mista - segue-se à dentição de leite, e constitui o período de tempo em que existem, em simultâneo, dentes decíduos e dentes permanentes, na cavidade oral da criança. Trata-se dum período com uma grande variabilidade do número de dentes e da qualidade da dentição presente. Começa com a erupção do 1º molar inferior permanente (por volta dos 6 anos) e a erupção do incisivo central inferior permanente, e continua até aos 12 anos de idade.

A dentição permanente - é a nossa dentição definitiva. Esta dentição fica constituída, assim que se dá a esfoliação do 2º molar inferior decíduo por volta dos 12 anos. A dentição permanente é constituída por 32 dentes. No entanto, podem ocorrer situações que podem levar a alterações da dentição definitiva - a cárie, traumatismo dos dentes, a presença de dentição de leite que impede a erupção do dente definitivo e a alteração no desenvolvimento dentário (agenesia dentária). Esta última alteração pode levar à necessidade da preservação dos dentes de leite.

A ficha dentária internacional
É com base na dentição que se cria à ficha dentária internacional. É utilizada nos consultórios de medicina dentária para registrar o número de dentes existentes na cavidade oral após o exame do utente e permite registrar com sinalização adequada todas as anomalias existentes. Esta ficha tem um papel muito importante na área da medicina legal, sendo muito útil na identificação de cadáveres quando se tornam irreconhecíveis pelas características externas.

Sem comentários:

Enviar um comentário